MANDALA um termo que vem ganhando força na agricultura de subsistência. Usado desde a antiguidade, lembra a relação homem-universo ou o sistema solar, com os planetas circulando ao redor do sol. Visa um melhor aproveitamento do espaço e dos recursos hídricos.
O que é?
A mandala nada mais é que uma sequência de canteiros circulares com um reservatório de água no centro. Esse sistema é utilizado por pequenos e médios agricultores e tem sido bem visto pelos ambientalistas por respeitar a natureza e reproduzir de forma simples o equilíbrio ambiental.
Tem como características a capacidade de criar um micro clica na área de cultivo, retendo por maior tempo a umidade, utilização de matéria orgânica como adubo e criação de uma relação entre animais e plantas.
Como funciona?
Na mandala, a água utilizada para irrigação é a do reservatório presente no centro do sistema. Nessa mesma água podem ser criados peixes e aves como patos, suas fezes servirão como fertilizantes para as plantas.
A mandala pode ter quantos canteiros circulares for desejado. Nos primeiros canteiros, mais próximos do reservatório de água, são cultivadas hortaliças, nos canteiros intermediários são cultivadas culturas anuais e nos últimos canteiros são cultivadas culturas perenes, como frutífera, ou são reservados à proteção ambiental com árvores nativas.
Onde são mais usadas?
Por enquanto o sistema de mandala está sendo mais explorado nas regiões mais secas do país, mas já existem exemplares em todo território nacional.
Quais as Vantagens do Sistema?
– Menor utilização de água para irrigação;
– Menor ocorrência de plantas daninhas e pragas;
– A área é aproveitada ao máximo;
– O sistema é orgânico;
– A qualidade dos produtos é maior em comparação ao sistema tradicional;
– É econômico;
– Necessita de pouca mão de obra;
– Pode ser explorado também em escala comercial.
Posso Fazer uma Mandala com Formato Diferente?
Além do sistema circular existe outro tipo de mandala, com forma de ferradura. Esse sistema é mais simples, ocupa menos espaço e tem o mesmo desempenho.
Para montar uma mandala em forma de ferradura basta riscar no chão uma ferradura, do tamanho que se deseja e em todo o perímetro abrir um sulco. Nesse sulco serão enterradas garrafas pet cheias de areia, ou telhas em pé, ou blocos de concreto, a fim de formar uma espécie de cerca.
Após cercar a mandala, basta adubar bem e plantar o que quiser. Esse modelo de ferradura também apresenta um micro clima em seu interior por conta dos cantos arredondados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário