Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Fazendas Urbanas, alternativa para a segurança alimentar

Os seres humanos desde seus primórdios tem se reinventado constantemente, a fim de, manter – se soberana e dominante no planeta terra. A preocupação dessa soberania sempre esteve ligada a abundante oferta de alimentos para preservação e manutenção da sociedade. 
Recentemente o grupo Toshiba anunciou ao mundo sua visão do que será o futuro da humanidade e dos alimentos por meio das fazendas urbanas. Em um sistema radicalmente controlado, as promessas são vegetais tenros e crocantes, com visual não-mais-do-que-perfeito e ainda, tão limpos que não precisariam ser lavados. O novo produto “systems for factory farming” baseia – se na estratégia da agroindústria ao mercado de saúde e bem-estar, e inclui desde equipamentos para esterilização de água até uma nova linha de alfaces e saladas prontas. 
Por que plantar alface em uma sala esterilizada? “Por que é limpo” – dizem seus executivos. Tudo é extremamente controlado, incluindo pressão do ar, temperatura, luz, bactérias e poeira. Como resultado, a produção não precisa de pesticidas, não tem insetos e não precisa ser lavada antes de comer. Em uma direção completamente oposta à agroecologia, essas fazendas high-tech, que também tentam se posicionar como alternativa para produção de alimentos (até mesmo orgânicos!) em meio as grandes cidades. Mas será que vale a pena? Exagero ou tendência? Enfim, somente o futuro responderá dado as necessidades da preservação da espécie humana.

Mas a criação de um ambiente urbano em que as populações humanas tenham acesso a maior parte de seus alimentos ao lado de sua residência não apresenta mais tantas dificuldades tecnológicas, mas dificuldades ideológicas, culturais, institucionais e de incentivo governamental e privado. Aliás a filosofia de atuação mercadológica próxima aos consumidores (clientes) é a forma principal de atuação das Fazenda urbanas. 
Esse modelo num delimitado raio ou espaço geográfico tem estabelecido níveis maiores de relação e confiança entre a agroindústria e o consumidor (cliente). Logo o foco da fazenda urbana está pautado na proximidade, a fidelização, a segurança, a continuidade e a excelência do produto e na relação transparente junto ao consumidor final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usar bitucas de cigarro para fabricar tijolos é opção econômica e ecológica

Reciclar bitucas de cigarro  pode ser uma boa opção para economizar energia e ainda resolver um problema global de lixo. Pesquisadores e ind...