Reciclar bitucas de cigarro pode ser uma boa opção para economizar energia e ainda resolver um problema global de lixo. Pesquisadores e indústrias trabalham em opções que podem ser vantajosas pra ambos os lados, uma delas é transformar as bitucas em tijolos.
A análise mostrou que se apenas 2,5% da produção anual global de tijolos incorporasse 1% de bitucas de cigarro, isso compensaria a produção total de cigarros a cada ano. A equipe de pesquisa desenvolveu agora um plano detalhado para reunir as indústrias de fabricação de tijolos e gestão de resíduos, para implementar a reciclagem de bitucas de cigarro por meio da fabricação de tijolos em grande escala.
“Precisamos fazer muito mais para impedir que as bitucas de cigarro poluam nossas ruas, rios e oceanos, e evitar que soltem suas toxinas prejudiciais para o meio ambiente. Nosso objetivo final é um mundo livre desse tipo de poluição: nosso plano de implementação da indústria descreve as etapas práticas necessárias para tornar essa visão realidade." O plano, publicado em uma edição especial da revista Materials, mostra como bitucas de cigarro podem ser coletadas e recicladas em escala industrial.
Diferentes métodos de incorporação são descritos - usando pontas inteiras, pontas pré-trituradas ou uma pré-mistura onde as pontas já foram incorporadas a outros materiais de fabricação de tijolos. Requisitos para manter a saúde e segurança também são detalhados metodicamente, com análises mostrando como os riscos podem ser mitigados tanto para a fabricação de tijolos industriais quanto para os tijolos feitos à mão.
Economia de energia
Ao analisar o valor energético das bitucas, a equipe da Escola de Engenharia da RMIT mostrou que a incorporação de 1% de bituca de cigarro reduziria em 10% a energia necessária para queimar tijolos. “Leva até 30 horas para aquecer e queimar os tijolos, então essa é uma economia financeira significativa”, disse Mohajerani.
Pode levar muitos anos para que as pontas de cigarro se quebrem, enquanto metais pesados como arsênio, cromo, níquel e cádmio presos nos filtros se infiltram no solo e nos cursos d'água. Durante a queima, no entanto, esses metais e poluentes ficam presos e imobilizados nos tijolos.
Mohajerani, que passou mais de 15 anos pesquisando métodos sustentáveis para a reciclagem de bitucas de cigarro, também desenvolveu tecnologia para incorporar pontas de cigarro ao concreto asfáltico.
Ele disse que as soluções técnicas precisam ser apoiadas por leis mais rigorosas e penalidades mais severas para o lixo. “As autoridades locais também precisariam fornecer lixeiras mais especializadas para pontas de cigarro, tanto para evitar lixo quanto para permitir a coleta suave para o processo de fabricação de tijolos”, disse ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário