Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil participa da mobilização mundial para a redução/eliminação da poluição por plásticos. Com o alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) de que até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes, o esforço global pela redução desse tipo de resíduo é mais que urgente.
Neste ano, com o tema Um por Todos e Todos por Zero", várias marcas se uniram para criar a Liga Zero Descartável e propor um desafio principal, além de várias iniciativas voltadas para a conscientização sobre a redução da poluição por plástico, especialmente os de uso único. A campanha brasileira faz parte do movimento mundial Julho Sem Plástico, organizado em vários países.
Durante um mês, pessoas e empresas serão desafiados a acondicionar todo o plástico gerado, para visualizar a quantidade deste resíduo que geram. A ideia é que quem participar do desafio entenda qual porcentagem dos plásticos gerados de fato é reciclável e o quanto não é reciclável. Além disso, entender o quanto seu resíduo plástico auxilia na renda de cooperativas de reciclagem, entendendo o valor que seu resíduo possui, explica Jessica Pertile, da empresa Beegreen, integrante da Liga.
Campanha apresentará missões para cada semana de Julho
A Liga Zero Descartável 2020 também propõe o cumprimento de missões semanais, com tarefas possíveis de serem executadas por quem quer contribuir com um mundo com menos plástico. Também serão organizadas lives diárias nas redes sociais da Liga e de seus apoiadores, abordando temas e assuntos afins ao objetivo da campanha.
Para participar do Desafio, das Missões Semanais e acompanhar as lives diárias, basta acompanhar as instruções que serão compartilhadas na Internet, nos perfis do Instagram da Liga e das marcas participantes.
Quem participa da Liga Zero Descartável?
Fazem parte da Liga Zero Descartável instituições e marcas que já atuam com foco na redução ou eliminação do uso do plástico ou colaboram para a educação ambiental e fortalecimento do conceito lixo zero. São elas:
- Beegreen Sustentabilidade Urbana: Pioneira na fabricação de canudos de inox no Brasil, a Beegreen cria e desenvolve produtos sustentáveis que auxiliam pessoas e empresas a praticarem a sustentabilidade no dia a dia e a diminuírem hábitos nocivos ao meio ambiente. Criou o Desafio Zero Descartável em 2018 e em 2020 convidou outras marcas para realizar um movimento ainda mais amplo, a Liga Zero Descartável.
- eCycle: Nosso compromisso é criar e oferecer conteúdo, serviços e produtos que contribuam para a ampliação da consciência dos indivíduos em suas ações de consumo, rumo a uma relação mais equilibrada e harmoniosa consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente.
- Keep Eco Embalagens Ecológicas: Por meio de panos encerados duráveis e reutilizáveis, que substituem o uso de plástico filme, atua para mostrar que a relação com o Planeta não pode ser descartável.
- Instituto Lixo Zero Brasil: Organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, é pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país.
- Meu Copo Eco: Solução para eventos sustentáveis por meio da utilização de copos reutilizáveis, contribuindo para a eliminação de descartáveis.
- Route Brasil: Uma rota de engajamento para transformar pessoas, empresas e governos em busca da neutralização do impacto do nosso consumo na natureza.
- Inspira Verde: Disponibiliza produtos sustentáveis relacionados à sua bandeira de atuação: lixo/desperdício zero, economia circular, consumo consciente e compostagem.
- Positiva: Tem como objetivo restaurar o equilíbrio entre humanidade e natureza por meio de uma linha de produtos de limpeza consciente, naturais, ecológicos, hipoalergênicos e biodegradáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário